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Uno Turbo 16V

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Uno Turbo 16V

Cada carro que já foi publicado na RACEMASTER, passou pela aprovação e vários critérios que vão desde a popularidade e a admiração dos expectadores ou a exclusividade e inovação que trouxeram resultados positivos.

O caso deste Uno Turbo digamos que foi um misto de surpresa, entusiasmo e satisfação. Pois além de termos um projeto que foge do tradicional brasileiro, Gol e Opala é um projeto inovador, montado no maior capricho e nos mínimos detalhes para ser ao mesmo tempo funcional e que encha os olhos ao abrir o cofre do motor.

Este Uno Turbo foi montado por uma família fanática pela montadora italiana. O carro pertence à Clenilson Trento, irmão do piloto Clauber Trento que doma as rédeas do Pálio DT-B #700 da equipe Teruo Motorsport. Os irmãos Trento, há muitos anos tradicionalmente dedicam-se aos seus carros nas tardes de sábado na garagem da casa da Vó, montando e arquitetando cada detalhe dos seus carros, o que torna o resultado ainda mais satisfatório, principalmente quando alcançado com tanta perfeição como neste Uno.

Diferentemente do que os outros proprietários, que em sua maioria optam por um simples upgrade de turbo e injeção eletrônica, este carro saiu do original 1.4L e ganhou um motor 16V, com uma turbina .70 e bastante disposição para andar nas ruas da cidade de Maringá/PR.

O Motor oriundo do Palio 1.6 16V utiliza virabrequim do Línea 1.9L com 78,4mm de curso, bielas com 128.5mm de comprimento e pistões Iapel 87,5mm de diâmetro, mesma medida da S-10 2.4L, usam anéis NPR. Os parafusos de mancal é original e bomba de óleo utilizada é do Línea 1.9 16V. Por já ter um bom fluxo e por ser um carro de rua, o cabeçote e comando, também permaneceram sem alterações.

O conjunto trabalha com 9:1 de taxa de compressão, queimando etanol, com alimentação controlada por um módulo FuelTech FT350, pulsando 4 injetores do Astra Flex e na segunda bancada 4 injetores de 160lbs/h da Ford Racing. O corpo de borboleta e o coletor de admissão são originais do motor. A escolha de usar quatro injetores do Astra no Uno Turbo permite um carro fino e agradável de andar na fase aspirada, além de ser injetores de alta impedância, o que não necessita de módulos auxiliares como Peak and Hold. A linha de combustível utiliza 3 bombas de GTi com conexões e mangueiras padrão AN.

A ignição também é controlada pelo módulo FT350, os cabos são MSD, bobina herdada do Corsa e as velas são Iridium.

O coletor de escape tubular foi construído pela Shalom Escapamentos, nele um Turbo Master Power R615 com rotor de 61mm e eixo de 59mm, caixa fria .70 e caixa quente .84. O carro utiliza 2.2bar de pressão de turbo regulados por uma wastegate FTX de 60mm. A pressurização foi feita em Inox com uma blowoff TiAL, mangotes em silicone Metal Horse garantem segurança quando a turbina empurra a pressão no Fiat 16V.

É um projeto no mínimo curioso e convidativo. Daqueles que depois de pronto, a gente se pergunta, “Por quê não montar um destes também?”. É um motor resistente, onde existem peças de reposição, originais e de performance e o melhor de tudo, por ser um carro turbo de fábrica, dá para passar sorrindo pelas blitz, sorrir e dar tchauzinho para o comandante da operação. “Hoje não seu Guarda”!

 FICHA TÉCNICA
Piloto/Preparador: Clenilson Trento
Veículo: Uno Turbo
Motor: Bloco 1.6 16V, Cabeçote original Palio 1.6 16V, pistões Iapel 87.5mm, Biela Scat 128,5mm, Bomba de óleo Línea 1.9, virabrequim Línea 1.9, volante do motor Uno Turbo, taxa de compressão 9:1
Sistema de admissão/escapamento: Coletor de admissão e corpo de borboleta Original, Coletor de Escape tubular Shalom Escapamentos, Turbo Master Power R615, Wastegate 60mm
Alimentação: Quatro injetores do Astra Flex, Quatro injetores de 160lbs/h, Gerenciamento FuelTech FT350 (Injeção e Ignição), Bobina GM Corsa, Velas Iridium
Sistema de transmissão: Câmbio Original, embreagem com disco de cerâmica, volante Uno Turbo, diferencial 3.73
Suspensão: Dianteira e Traseira Original
Rodas: Originais Uno Turbo – Pneus: 185/60 R14

 

1 Comentário

  1. Simplesmente TOP, mais não vi a estimativa de Cavalos ou HP’s…
    Gostaria que aqui em Balneário Camboriú, tivesse algum preparador desses nível!
    Só temos os mecânicos de substituição de peças e pouco conhecimento…
    Tive um Uno Turbo ie 1.4 94, e já foi um trabalho achar alguém que trocasse a embreagem dele por uma de cerâmica, imagina fazer algo desse tipo! Em breve compro outro e pretendo fazer uns UP’s nele. Vou precisar de referencias e de ajuda…

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