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S10 – C20XE Turbo

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C20XE

A cabine é simples, mas no cofre do motor um belíssimo propulsor de 600cv

Foto: Wellington Silva
Texto: Sidney Filho

 

Podemos dizer que este é um dos projetos mais fora do padrão que esta revista já viu. Tudo bem é um motor C20XE, que todo o mundo sabe do desempenho e é muito utilizado em competições, porém o corpo que recebeu este transplante é bem improvável até para o mais curioso aficionado por performance.

A S10 ano 2010 já foi comprada com esta mecânica, a original era a 2.4L flex e atualmente pertence a André Coelho de São Paulo/SP. Coelho recorreu à oficina Motor Point Race Team, o carro foi devidamente afinado alcançando os 600cv com apenas 1,5bar de pressão.

Segundo o proprietário, assim como os demais amigos, tinha um pouco de dúvida de como o carro se comportaria com tal potência ainda mais sendo o seu primeiro carro preparado. Mas foi paixão a primeira volta. O carro é firme e anda reto sem surpresas. Para melhorar aderência e tração, os pneus originais de com largura 225 foram substituídos por 265. “É divertido ver a cara de espanto dos carros importados quando ficam para trás, afinal ninguém espera que um utilitário destes vá acelerar tão forte e tão rápido”, comenda o satisfeito proprietário.

O motor GM 2.0 possui pistões e bielas forjados, as bielas são MT Racing, virabrequim, volante e sistema de lubrificação são originais, cabeçote, comando e etc também permaneceram os de fábrica.

O kit turbo é composto por um coletor de escape tubular 4D garage, com uma válvula wastegate FTX, a pressurização e em alumínio tem uma blow off também FTX e uma borboleta de 60mm. O turbo roletado é um Garrett GTX 3582R que envia 1,5bar para o GM 2.0L.

Na admissão oito bicos injetores alimentam o sistema. Quatro são originais retrabalhados e mais quatro de 160lbs/h para quando entrar a pressão positiva. A injeção e ignição é controlado por uma FT400. Três bombas do GTI mantém a pressão da linha.

Na estrada a autonomia ficou em excelentes 9km/l de álcool na estrada e 6km/h na cidade. É um projeto realmente interessante, sem grandes adaptações e com muita segurança. Os 600cv num motor deste é praticamente inquebrável se mantidas a lubrificação e a alimentação.

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