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Opala Comodoro 79 – 400cv

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É só acelerar!

Igual moda de viola: bruto, rústico e sistemático. É dar na partida e sair derretendo borracha por aí

Embora o slogan “use sem dó” seja da VW, cairia muito bem no caso deste Comodoro 1979, de Jorge Pacheco, o Jorginho da Fortech. O carro é impecável, íntegro, mas não é peça de museu. O giro sobe, a embreagem prega e o tempo fecha. Para nós, do time da RACEMASTER tem que ser assim, sem muita frescura. Jorginho também é desta política e por isso optou por esta configuração para seu carro. Piloto e entusiasta já de longa data é neste aspirado que descarrega toda adrenalina. Seja na rua, rodovia, arrancada ou nas provas no estilo outlaw.

Para poder aproveitar o máximo possível de seu investimento, Jorginho partiu do pressuposto: melhor fazer bem feito uma vez do que remendar várias vezes. Assim nasceu este multiuso, seis em linha injetado. Não que seja super barato ou mega acessível, mas para quem pode, esta configuração é o melhor custo x benefício, é praticamente um ciclo vicioso de abastecer e acelerar.

Possui potência de sobra para um carro de rua e é um carro constante na pista sem causar nenhuma dor de cabeça, curtição de domingo a domingo, daquelas de buscar o filho na escola na sexta-feira e ir direto pro rachinha no autódromo a noite e fazer a fila na galera. Tanto é verdade que este Comodoro 79 faturou recentemente o “Rei da Pista”, onde só tinha casca grossa fora-da-lei no Speedway Music Park de Balneário Camboriu.

A mecânica foi montada pela Borboleta Preparações e garantiu vida longa ao seis cilindros aspirado com Metanol!

O motor recebeu pistões 0,40 forjados da Iapel, bielas Scat. No virabrequim parafusos de mancal ARP e volante em aço Displatec. Uma bomba de óleo de alto volume garante a lubrificação do sistema mesmo em altas rotações e o bloco usa o´ring como vedação com o cabeçote preparado pela Hércules Cabeçotes Especiais, com molas, tuchos, varetas e balanceiros Crower, orquestrados por um comando roletado da mesma marca.

A opção pela injeção eletrônica vem de vários fatores, além da performance. Para um carro que anda na rua, vai a encontros e vira 7s0 em 201m o uso de carburadores limitaria a dirigibilidade para apenas uma das especificações, ou bom pra pista ou bom pra rua. O coletor de admissão é Carlini Competizione, com borboletas de 40mm que equaliza o fluxo de forma única disponível no Brasil. Seis injetores Siemens Deka de 80lbs/h injetam metanol pegar gerar 400cv no motor.

Todo gerenciamento de injeção e ignição é feito por uma FT400 e trabalha com seis bobinas do Audi, roda fônica e velas Iridium. O gear controller também é utilizado e permite trocas de marcha sem uso da embreagem no câmbio BF Câmbios de 1ª a 4ª com engate rápido com embreagem multi-disco Displatec.

A suspensão dianteira é original, com alguns ajustes para pista e a traseira Ladder bar, que empurram contra o solo os pneus Hoosier 225/50 R15 na traseira, calçados em rodas Weld Magnum Black. O carro mantém toda estrutura original, não possui gaiola de proteção e nenhum alívio na carroceria.

Resumindo, é equilíbrio entre força, resistência e diversão, tudo que um carro precisa ser! Sem frescura, que ande e que incomode, mas incomode apenas o adversário que alinhar do lado.

PROPRIETÁRIO: Jorge Pacheco

VEICULO: Opala Comodoro 1979

MOTOR: Bloco Original / Virabrequim Original / Bielas Scat 6” / Pistões Iapel 0,40 / Cabeçote Hércules / Válvulas em Inox 1,94 x 1,60 / Comando Crower Roller / Balanceiro Crower 1,75 / Volante Displatec / Parafusos de mancal ARP

SISTEMA DE ADMISSÃO E ESCAPE: Coletor de escape Shalom / Coletor de Admissão Carlini Competizione 40mm

GERENCIMANETO ELETRONICO: Módulo FT400 / Gear Controller / 6 bicos de 80lbs/h / Duas bombas de combustível GTi / Bobina individual VW/Audi

TRANSMISSÃO: Cambio Clark – BF Câmbios / Embreagem Multidisco Displatec / Diferencial Dana 44

SUSPENSÃO: Dianteira Original / Traseira Ladder Bar

POTÊNCIA: 400cv no motor / metanol

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