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OBRA DE ARTE

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Obra de arte

Gran Luxo 1972, restaurado e preparado, na missão de imortalizar o clássico Chevrolet andando forte e imponente pelas ruas do Brasil

A paixão pelo Chevrolet Opala é unânime, quem não é completamente apaixonado pelo modelo, tem pelo menos uma admiração, seja pela imponência do carro ou pela história que o clássico da GM teve em cada família no Brasil.

Boas memórias com certeza são guardas com saudade, de fatos que se passaram dentro de um Opala, muitas delas envolvendo pessoas que possivelmente hoje não estão mais entre nós, o que torna o carro ainda mais imortal.

Além de ser um clássico que segue inabalável desde a sua ultima edição em 1992, possui dezenas de modelos e acabamentos que torna único cada exemplar. Dentre os mais impressionantes, o Gran Luxo 1972 é o que esbanja luxo, grande riqueza em detalhes.

O carro da reportagem pertence a Cristiano Nichele, tradicional colecionador de Curitiba/PR, e o seu Opala foi restaurado e revitalizado na Rotek Motor Garage, sob responsabilidade de Rodrigo Kovalek, um dos mais gabaritados no assunto em todo o Brasil. O objetivo foi manter um carro integro, como se tivesse acabado de sair da fábrica, mas com um motor forte como todo Opala merece.

Todo o trabalho, incluindo pintura, montagem e acabamento durou dois anos. “Por ser um projeto minucioso e um modelo com muitos detalhes, conseguir todas as peças de alta qualidade e originais não é tão simples. Precisa de muito empenho para conseguir chegar a um carro deste nível”, explica Kovalek.

Se por fora o carro impressiona, ao abrir o cofre do motor, salta aos olhos os três carburadores duplos Weber IDF de 40mm, numa preparação nostálgica porém muito eficiente, onde comandos e equipamentos mais reforçados atualizam a performance do seis cilindros aspirados, preferência da maioria dos fanáticos pelo 6cyl.

O motor GM 6 cilindros foi montado com pistões JE com dome e 4” de diâmetro, as bielas são Scat de 6” no virabrequim original, uma bomba de óleo de alto volume Melling garante saúde pro conjunto que gira na nova configuração com 4.400 cilindradas. Com 14,8:1 de taxa de compressão a vedação é feita por O´ring by Benato Racing.

O cabeçote final 586 foi trabalhado na Rotek e recebeu válvulas de inox com 1,94” na admissão e 1,60” no escape, balanceiros Crower 1.75 de aço, varetas Comp Cams, tuchos roletados, molas Iskenderian e comando RR640 ISKY. A ignição é controlada por um módulo MSD 6AL, Bobina Mallory, distribuidor Mallory Unilite, cabos MSD 8.5mm e velas Iridium.

Na admissão Engine, três carburadores Weber 40mm, linha de combustível, com mangueiras em aeroquip e conexões AN. A pressão da linha é mantida por uma bomba Holley e regulada por um dosador by Cláudio Cunha. No escape um coletor de escape Shalom em aço carbono cromado.

A transmissão conta com um câmbio Clark 260-F e diferencial Dana 44 com blocante de F1000. A embreagem é uma Displatec Street e agarra tudo quando os 400cv do seis cilindros soltam a patada.

Andar no carro é um misto de nostalgia e adrenalina, se tornando pavor caso você esteja no banco do carona. As rodas Cragar 15×5 na dianteira e 15×8 na traseira calçados com pneus BF BF Goordrich com 225×60 na traseira colam o carro no chão e com o giro subindo e o urro do 6×2 gritando alto, só te faz tentar se concentrar no precioso momento e aproveitar a paulada que só um seis cilindros pode proporcionar. Mas é difícil, ficar na carona, é muito difícil.

 

Proprietário – Cristiano Nichelle

Preparador – Rodrigo Kovalek / Rotek Motor Garage / Curitiba / Tel (41) 9641-4100

Veículo – Opala Gran Luxo 1972

Motor – GM 250 / Virabrequim original / Pistões 4” JE com Dome / Biela Scat 6”/ Prisioneiros de mancal ARP/ Bomba de óleo Melling High Volume / Cabeçote 586 preparado / Válvulas inox adm 1,94×1,60 / Iskenderian RR640 / Tuchos Crower Roller

Sistema de Admissão/ Escape – Coletor de escape Shalom Escapamentos / Coletor de admissão Engine Alimentação – 3 carburadores Weber 40 IDF

Gerenciamento – Módulo de Ignição MSD 6AL / Bobina Mallory / Distribuidor Mallory

Transmissão: Cambio de Dodge Clark 260-F / Diferencial Dana 44 com blocante de F1000 / Embreagem Displatec Street

Suspensão – Original trabalhada

Rodas dianteiras – Cragar 15×5 / Pneus BF Goodrich 155×80 Rodas Traseiras – Cragar 15×8 / Pneus BF Goodrich 225×60

Pintura – Mário Pinturas Automotivas Fone; 41 9208 0451 Potência – Estimado em 400cv

 

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