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Gran Luxo 74 – Nitro!

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Gran Luxo

Quando estávamos à procura de um Opala digno de capa de revista, ligamos para o piloto, enciclopédia e opaleiro fanático, Luiz Fernando Bonacorso, e comentamos se ele conhecia algum modelo antigo, duas portas e com motorzão. “Viu, conheço um prata lá do Nivaldo. Acho que você vai gostar, o carro é diferente…”, respondeu imediatamente. Nem pedimos fotos e muito menos fomos ver o carro, combinamos o dia e esperamos chegar. Quem indicou e quem montou o carro já avaliza qualquer negócio ligado aos engravatado seis cilindros.

Ao chegar o Gran Luxo 1974, as expectativas foram superadas em todos os aspectos. Estrutura impecável, lataria, funilaria, frisos, o teto de vinil nem se fala. Não tem nem um arranhado, descosturado ou qualquer outro detalhe. Ao posicionarmos o carro para as fotos, o preparador da equipe Nivaldo Motores, Diogo Carnicelli, manobra o “seizão” que pega sem preguiça e exala aquele aroma agradável de metanol, que faz qualquer um chorar de emoção. O olho arde para valer!

Ao abrir o capô, quem gosta de seis cilindros já sabe, o mundo para e o som de harpas toca naquele momento relax. Você não olha e sim saboreia cada centímetro quadrado do cofre do motor. As três nostálgicas Weber IDF 44 saltam aos olhos e abaixo o brilho dourado do 6×2 artesanal em inox, da German Race Cars, valoriza ainda mais o visual e a performance do Gran Luxo.

De volta ao mundo real, por dentro o “seizão” é só heavy metal da pesada! Pistões JE 0.60 vedados por anéis Total Seal, Bielas Powertech 5.7”, bomba de óleo Melling e virabrequim 292, que eleva a cilindrada para os 5.0L. O cabeçote de ferro 586 recebeu válvulas de inox Manley com 2” na admissão e 1,6” no escape, tocado por um comando 290×290 ISKY. Todo o trem de válvulas também é Iskenderian (molas 6205), apenas os balanceiros são Crower 1.75.

O conjunto acima, trabalha com uma taxa de 13,0:1 no metanol e entrega 346cv na roda. Como se não fosse suficiente e para a brincadeira ficar mais divertida, foi instalado um kit nitro com três bicos regulados para despejar instantaneamente 150cv na cabeça. A patada deve ficar interessante.

Por ser um carro de rua, a transmissão foi uma combinação de componentes originais. Câmbio Clark cinco marchas do Opala 92, diferencial Dana 30 com blocante Stock Car e embreagem Displatec. A suspensão também foi mantida original e recebeu buchas em poliuretano.

Tá bom, você que é tradicionalista assim como nós, deve estar se perguntando: “tá, mas e essas rodas?”. Pois bem, olhando bem no fundo, elas foram utilizadas para receber e acomodar os gigantes discos de freio da Corvette? Com pinças Stock Car/Varga. Pronto, agora sim tá justificado.

O clássico brasileiro resiste há 45 anos e ainda move uma legião de fãs espalhados por todo o País. Opala, webers e metanol é uma combinação perfeita para a eternidade.

Piloto/Preparador: Alexandre/Nivaldo Motores Competições (11) 3719.5873
Veiculo: Chevrolet Opala Gran Luxo 1974/1974
Motor: bloco original GM 6 cilindros, virabrequim original 292 com 104.7mm, bielas forjadas Powertech 5.7” pistões forjados J.E.
0.60”, cabeçote original GM 586, comando de válvulas 290°X290° Iskenderiam, válvulas do cabeçote Manley Race Flow 2”X1,60” ,
varetas Iskenderian 10”, anéis Total Seal, molas Iskenderiam 6205, balanceiros Crower 1.75, tuchos Iskenderian mecânicos taxa de
compressão 13:1 , vedação do cabeçote FEL-PRO 1025, engrenagens frontais casal Iskenderiam, volante do motor original GM
Sistema de admissão/escapamento: carburadores 3 Weber 44 IDF, coletor de admissão Silpo, coletor escape tubular Binho, bomba
de combustível Holley, dosador Holley, combustível utilizado metanol
Gerenciamento eletrônico: módulo ignição Bosch, distribuidor original by Nivaldo Motores, bobina Mallory, cabos Accel 8,8mm, velas Iridium
Sistema de transmissão: câmbio Clarck Opala 92 , embreagem Displatec, diferencial Dana 30, pontas de eixo Original GM, blocante Stock Car
Rodas: dianteiras e traseiras: Momo GTR Aro 18
Pneus dianteiros: dianteiros 215/40 R18 traseiros: 235/45 R18
Suspensão: dianteira e traseria com amortecedores preparados montados com buchas de poliuretano
Interior: volante Grants, cinto Simpson, 2 bancos BMW 325
Acabamentos internos, Fechamentos: M.A.R. Projetos Especiais

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