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Gol DT-C #780 – Dragster Motorsport

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FORA DOS PADRÕES

O capricho e a atenção nos mínimos detalhes levam este Gol DT-C com apenas quatro corridas ao topo entre os melhores do Brasil

Foto e texto: Sidney Filho

Competir pela um Turbo-C, não é uma das tarefas mais simples. Com um regulamento bem restrito, conseguir destaque entre o equilibrado grid  é um verdadeiro desafio. Tarefa que vem sendo cumprida com sucesso pela equipe Dragster Motorsport com o Gol DT-C 780. O carro foi montado em pouco mais de um ano, com capricho e planejamento que são um dos pontos fortes da equipe.

O Gol carburado, pilotado por Fernando Prato, o Tatu, fez apenas quatro corridas até hoje e em todas elas subiu no pódio. Em 2016 a melhor passada em uma das mais concorridas pistas. Em Balneário Camboriú(SC), no Speedway Music Park, as melhores parciais foram 60pés de 1s877, 100m, 4s959 e 201m: 7s358. Mesmo com essas importantes parciais a equipe menciona que o #780 ainda encontra-se em fase de acerto. Dá pra se imaginar o que virá quando disserem que agora está acertado, hehe.

Montado com um motor AP 2.0L, usa bloco longo do Golf, virabrequim original, bielas Saenz 300M com 159mm, pistões Iasa côncavi de 84mm vedados com anéis NPR. A bomba de óleo é original, com trabalho para aumento de volume e pressão. Os parafusos de mancal ARP amarra o conjunto.

O cabeçote unilateral é foi todo trabalhado pela Stumpf Preparações, recebeu válvulas de Titânio com 41x35mm, comando Carlini Competizione W2.3, molas Trick Flow, tuchos Super Tech e com a nova configuração, trabalha com 9,5:1 de taxa de compressão queimando metanol puro.

No coletor de admissão original, um Carburador 3E, completamente modificado para alimentar os 352cv na roda. O coletor de escape é de ferro fundido da SPA Turbo com uma turbina com caixa fria .72 e caixa quente 1.06 (rotor 47 e eixo 49,5mm) empurrando 1,9bar de pressão regulados por uma válvula MackTech mesma fabricante da tampa de pressurização. O controle da pressão é feita por três boosters com acionamento pela borboleta Lotse no volante.

A ignição é controlada pelo módulo FT400, com distribuidor com sensor hall, bobina original Bosch três fios com velas NGK Iridium. A bomba de combustível é uma Weldon e a pressão de linha é regulada por um dosador HP.

A transmissão é um câmbio Sapinho de 1ª a 4ª com engate rápido, blocante pastilhado BF Câmbios, trambulador original. A embreagem e as pontas de eixo foram desenvolvidas pela própria Dragster Motorsport e tem mostrado resistência e resultado tanto na largada como nas trocas de marcha. Outro ponto forte da equipe é o desenvolvimento das suspensões que além do Gol #780, equipam os carros de tração dianteira mais rápidos do país.

Se por fora o carro já se destaca pelo capricho e atenção aos detalhes, o interior e o cofre do motor são de fazer chorar! Tudo no seu devido lugar, com extremo bom gosto. O Racepak no lugar do painel original deu o ar de sofisticação ao VW carburado.

Em desenvolvimento, mas já mostrando um excelente potencial o Gol DT-C #780 ainda passará por algumas mudanças que promete melhorar ainda mais seu desempenho. A maior delas será a substituição do carburador por um sistema de injeção eletrônica, para além de um acerto mais preciso, facilitar os trabalhos durante a prova, onde as trocas de giclês e toda mão de obra de desmontar e montar o carburador, será solucionada com simples toques no módulo de injeção.

FICHA TÉCNICA:

PROPRIETÁRIO: Fernando Prado
PREPARADOR: Dragster Motorsport (43) 3357-3297
VEICULO: VW GOL G2 Special
MOTOR: VW AP 2.0 8v / Bielas Saenz 300M 159mm  / Pistões Iasa 84mm côncavo  / Virabrequim AP 2.0 / Anéis NPR / Bomba de óleo Original / Cabeçote Unilateral Stumpf  / válvulas 41×35 titânio / molas Trick Flow / tuchos Super Tech / Comando Carlini W2.3
SISTEMA DE ADMISSÃO E ESCAPE: Coletor de admissão original AP / Coletor de escape ferro fundido SPA / Turbina Turbo C New Turbo (caixa fria .72 e caixa quente 1.06), pressão 1,9 Bar / Válvula de alívio Mack Tech MT400 / Válvula de prioridade Tial 50mm
ALIMENTAÇÃO: Combustível metanol / Carburador 3E by Dragster Motorsport / Bomba de Combustível Weldon / Dosador HP
GERENCIMANETO ELETRONICO: FT-400 e datalogger Fueltech 24 canais / Booster manual 3 estágios / Distribuidor Original Golf / Bobina AP MI 3 fios / Velas NGK Iridium
TRANSMISSÃO: Câmbio forjado Sapinho / Embreagem Dragster Motorsport / Blocante pastilhado BF / Pontas de eixo Dragaster Motorsport
SUSPENSÃO: Dragaster Motorsport
PNEUS: Dianteiros: Phanton 205/60-15 /  Traseiros Front Runner 24/4.5
INSTRUMENTOS DE PAINEL: Racepak / Shift-light Autometer
PESO DO CARRO: 920kg
POTÊNCIA NA RODA: 352cv

 

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