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Gol DT-A #775

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1500cv

Em busca dos 300km/h vale tudo, inclusive um dos motores mais potentes do país

Foto: RNA Fotos/Ricardo Teles
Texto: Sidney Filho

Ser piloto de um Dianteira Turbo-A não é uma missão nada fácil. Além dos resultados na pista, a categoria se transformou em um verdadeiro show, com fãs e expectadores espalhados em todo o Brasil. Os carros estão cada vez mais potentes e rápidos, formando um grid equilibrado onde cada puxada pode mudar completamente a história da categoria.

Somado a todos estes fatores, o Gol DT-A é pertencente à equipe Motor Fort de São Bernardo do Campo/SP, onde a responsabilidade aumenta drasticamente, pois além de uma das principais times no cenário nacional, entregou ao piloto Antônio Júnior, o Vaqueiro, um verdadeiro torpedo 16V turbo próximo dos 1500cv, é mole?

Os irmãos e preparadores Rafa e Fernando Pagliuca são da velha guarda, da época que subiam rasgando os 330m de Interlagos em São Paulo, e desde então tração dianteira turbo é a especialidade da casa. Vaqueiro, o piloto é de Vitória/ES e há anos acompanha e participa das provas de arrancada. Pouco mais de um ano atrás, começava a saga e a construção do #775 “From Hell”, no sentido literário da palavra: Golzão do mal!

O motor foi montado com um bloco longo de Golf, com trabalhos e reforços para não racharem ao meio diante de tanta potência e pressão. As bielas são da marca GRP em alumínio e com 159mm de comprimento. Os pistões são JE com 83mm e o virabrequim com 92,8mm de curso é forjado e os mancais usam parafusos especiais da Samacar. O motor girador, também recebeu bomba de óleo externa Barnes com três estágios, para manter volume e pressão nas mais severas condições de torque e potência.

Toda configuração de cabeçote foi desenvolvida em cima de um casco 16V original sob orientação da Motor Fort, o novo conjunto funciona com 10,5:1 de taxa de compressão, queimando metanol. Mesmo com a liberação do Nitrometano, a equipe opta por manter apenas o metanol, mantendo economia tanto no custo do combustível mas também na manutenção e durabilidade do motor.

A potência extra gerada pelo DT-A #775 vem de uma turbina Precision, empurrando “um pouco” mais que 3bar. A pressão é regulada por uma válvula TiAL, num coletor de Inox desenvolvido pela 4D Garage. No coletor ainda foram adaptados quatro pirômetros para leitora da queima individual dos cilindros.

Na admissão, o coletor Expert com oito injetores de 220lbs/h, corpo de borboleta FTX que recebe o ar refrigerado por um Icecooler da mesma marca. Todo gerenciamento é feito através de um módulo FuelTech FT 500, que controla injeção e ignição que conta com roda fônica, bobinas individuais do Fiat Marea. De eletrônico, o conjunto ainda conta com o Boost Controller, fazendo todo o mapa de pressão de turbo do carro e o Gear Controller que permite as trocas de marcha sem o uso da embreagem.

Para suportar todos esses cavalos, a transmissão é barra pesada. Câmbio Saenz de primeira a quarta, pontas de eixo de Ducato, diferencial OEM e blocante pastilhado. A embreagem Barpran agarra o volante em aço despejando toda potência nas rodas Weld Magnum Black, calçadas por pneus MT 24,5×8 R15. A suspensão dianteira e traseira é uma receita desenvolvida pela equipe e tem mantido constantes as largadas dignas de recorde do #775.

Com a nova configuração mecânica o carro compareceu apenas duas vezes na pista, uma em Piracicaba e a outra em um treino fechado em uma pista de 402m. Muito otimistas com o resultado apresentado nestas duas provas testes, tanto equipe como piloto prometem não desapontar os fãs e apoiadores do carro.

Até o final de 2016, o carro participará do campeonato em Piracicaba (201m) e do Velopark(402). Muita velocidade, pneus dobrando e burnouts rumo aos 8s e em busca dos 300km/h.

 

Ficha Técnica:

PROPRIETÁRIO / OFICINA: Antonio Júnior – Vaqueiro / Motor Fort Sport Cars

VEICULO: VW Gol G3

MOTOR: Bloco Golf / Virabrequim Forjado / Bielas 159mm em Alumínio / Pistões JE 83mm / Cabeçote by Motor Fort / Válvulas em Inox

SISTEMA DE ADMISSÃO E ESCAPE: Coletor de escape em inox 4D Garage / Coletor de Admissão Expert / Corpo de borboleta FTX / Icecooler FTX / Wastegate TiAL / Blowoff TiAL / Turbo Precision

GERENCIMANETO ELETRÔNICO: Módulo FT500 / Boost Controller / Gear Controller / 8 bicos de 220lbs/h / Bomba de combustível Mecânica / Bobina individual Marea

TRANSMISSÃO: Saenz / Embreagem Barpran / Pontas de eixo forjadas

SUSPENSÃO: Dianteira e Traseira Motor Fort

POTÊNCIA NA RODA: 1180cv

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