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Cobalt XTM 711

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Colbat XTM 711

Há alguns anos o Brasil vem se destacando por desenvolver incríveis carros de tração dianteira. Principalmente liderado pelos modelos Volkswagen, independente da categoria, se é turbo ou aspirado, com o carro montado ou aliviado, os “Front Wheel Drive” Tupiniquins fazem bonito frente aos carros de categorias semelhantes ao redor do mundo, em especial nos EUA.

Com diversos preparadores e pilotos brasileiros acelerando lá fora, desta vez é chegada a nossa vez em recepcionar um bólido americano, que impressiona até mesmo os carros mais rápidos da terra do Tio Sam, principalmente por ser um tração dianteira que já andou na casa dos 6s em 402m.

O carro foi desenvolvido pela GM Performance nos Estados Unidos, um projeto que envolveu além da mais alta tecnologia, foi empregado muito dinheiro em fazer um projeto extremamente eficiente e impulsionado por um motor Ecotec tubo!

O carro já está na pista há 10 anos, era pilotado por Jason Hunts, que disputava a categoria Pro Front Wheel Drive na NHRA e em 2011, o consagrado piloto brasileiro Luciano Nichetti comprou o bólido, e formou a equipe Nichetti Drag Racing USA, na intenção de desenvolver o carro nas pistas dos Estados Unidos e aí trazê-lo para acelerar no Brasil.

A equipe era formada por excelentes profissionais do meio, tendo como braço direito Ezequias João, mais conhecido como Mano. Este que assumiu a direção do carro, enquanto Luciano recupera sua integridade física.

Além de grandes amigos, Luciano e Mano alimentaram este sonho de trazer o carro para o Brasil e o feito aconteceu. No começo deste ano, o carro chegou ao país, passou por uma completa reestruturação e restauração após quatro anos parados contado com o apoio de grandes amigos, parceiros e entusiastas do meio Drag Racing.

Chegando ao Brasil o carro foi enviado diretamente à Ubiratã no interior do Paraná, para as dependências da Ubiratã Dragway para uma completa pintura e troca dos lexans, de lá partiu rumo à Expert no Rio Grande do Sul, onde passou por uma completa revisão e montagem. Antes de ganhar as pistas, toda a elétrica foi toda refeita pela 2Ease Engineering Solutions para que o Colbat XTM #711 recebesse a FuelTech FT600.

No motor pouco foi alterado desde a sua montagem pela GM Performance, com 2.2L o propulsor recebeu nova turbina, agora uma Garrett GT47 e a alimentação que passou a ter 12 injetores Siemens Deka de 225lbs/h.

Vale lembrar também que este motor é o mesmo Ecotec que sai da linha de fabricação da Chevrolet nos Estados Unidos, assim como os VW AP que equipam os carros mais potentes do Brasil. Assim como nós fazemos aqui, este motor recebeu apenas peças com mais resistência como pistões e bielas forjadas, e preparação no cabeçote e novo trem de válvulas para girar acima dos 10.000RPM e gerar os mais de 1500cv!

A transmissão é um conjunto Xtrac Transmission Tecnology, que possui além de engrenagens reforçadas, homocinéticas e pontas de eixo reforçadas, dispostas a despejar toda potência do motor ao chão. A embreagem ACE Racing é uma multidiscos, conta com três discos e diversas regulagens.

A estreia do carro foi uma descarga de adrenalina e emoção pois fora realizado um sonho de Luciano Nichetti e Ezequias João, rodeado de uma grande equipe. O Cobalt ainda em fase de acerto e com muito desenvolvimento a ser realizado, já conseguiu impressionantes 1s2 nos 60 pés e 7s8@278km/h em 402m.

Com muito a ser desenvolvido, ansiosos pela segunda etapa do Velopark Series, o carro veio como uma nova tendência para a arrancada no Brasil, trazendo mais competividade e maior diversidade ao esporte nacional.

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