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Chevette FLT #10

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Dupla Personalidade

Foto: Ricardo Teles (RNA Fotos) / Sidney Filho
Texto: Sidney Filho

Sabe aquelas histórias de super-heróis, onde a personalidade é transformada na hora de entrar em ação? Na arrancada também existe algo parecido e fica claramente ilustrado por Zé Loquinho e o seu Chevette Força Livre Traseira.

Divido entre o anônimo Alberto Aires e o aclamado Zé Loquinho, a rotina de piloto e preparador vem sendo executada com bastante êxito! Discreto enquanto monta seu carro, longe de discussões e fofocas em acalorados grupos de WhatsApp, e imbatível quando “acionado” o modo piloto, com a frieza e a precisão de poucos, galgando uma invejável trajetória nas rédeas do Chevette #10.

Zé Loquinho já compete na Arrancada desde 2009, quando dividia o mesmo carro entre a Arrancada e o show de manobras no Autódromo Internacional de Curitiba, logo migrou para a categoria Força Livre Traseira com uma antiga carroceria do modelo “Tubarão” até estrear no Festival de 2015.

De lá pra cá foi uma constante e intensa evolução, uma coleção composta por quebras de recordes e vitórias em quase todas as pistas que participou. No total foram 28 recordes, alcançando marcas históricas, inclusive sendo o primeiro Força Livre Traseira a entrar na cada dos 7 segundos em 402m. Feito alcançado depois de muita dedicação e praticamente dois anos de muito desenvolvimento.

Para alcançar estes resultados, o Força Livre 10, utiliza um motor VW AP 20V de 2.0L, os pistões são Forjados da AFP Racing de 83.00mm, bielas Régis Racing de 159mm e virabrequim de aço. O cabeçote preparado pela Diprima Cabeçotes Especiais trabalha com trem de válvula Ferrea com comando de válvulas 286×280, conjunto pronto para girar 9.000RPM.

O kit turbo desenvolvido para superar os 1.000cv no quatro cilindros, usa um coletor de escape tubular desenvolvido sob medida pela Escapepar, o turbo é um Autoavionics A372 com eixo 74mm, rotor de 72mm e carcaça .69/1.16 emburrando mais de 3,5bar no coletor de admissão Expert Racing.

O gerenciamento do conjunto é feito por um módulo InjePro S8000, que controla tudo, desde injeção, ignição, o mapa de turbo. O acerto fica sob responsabilidade de Heraldo Bueno, que acompanha o carro na pista e nos acertos em dinamômetro. A alimentação conta com injetores, quatro de 160lbs/h na primeira e quatro de 225lbs/h na segunda bancada.

A transmissão trabalha com um câmbio Clark de Dodge, com engrenagens de 1ª a 4ª com engate rápido Recuperg, embreagem multidiscos ERT Embreagex Racing Transmission, diferencial Dana 44 com blocante De Pauli. As pontas de eixo também são forjadas para suportar a sapatada dos pneus Mickey Thompson 28×10,5”.

O chassis e a suspensão traseira foi construída pela Kika Drag Racing de Curitiba/PR e tanto a suspensão dianteira como a suspensão traseira utiliza amortecedores Summit Racing e lança do Chevette FLT 10 em constantes 1s2 de 60 pés.

O carro é um relógio, e como um carro de alto rendimento segue sempre em busca da puxada perfeita, para baixar cada vez mais o tempo percorrido, seja em 201 como em 402m. Os sete segundos nos 402m, vieram na Segunda Etapa do VP Series, vieram com 7s994 a 265km/h, passando a 5s067 a 229km/h. Tempo que poderia ter vindo mais baixo, como apontam os números, guardando para as próximas etapas mais expectativa, pois a equipe sabe que está no caminho certo. Enquanto isso, Alberto Aires segue no desenvolvimento do Chevette, o deixando sempre pronto para a próxima aparição do imbatível Zé Loquinho.

FICHA TÉCNICA
PROPRIETÁRIO / OFICINA: Zé Loquinho Competições

VEICULO: Chevette DL

CHASSIS: Kika Drag Racing

MOTOR: Bloco VW Longo / Virabrequim Aço / Bielas 159mm R.

Racing / Pistões AFP Racing 83mm / Cabeçote 20V Diprima Cabeçotes / Válvulas Ferrea Inox / Bomba de óleo externa três estágios Hugo Cicare / Comando 286×280

SISTEMA DE ADMISSÃO E ESCAPE: Coletor de escape Escapepar / Coletor de admissão Expert Racing / Corpo de Borboleta Omega /

GERENCIMANETO ELETRONICO: Módulo InjePro S8000 / 4 bicos Bosch 160lbs / 4 bicos Siemens Deka 225lbs/h / Bobina individuais Marea

TRANSMISSÃO: Câmbio Clark com engrenagens Recuperg / Embreagem ERT / Diferencial Dana 44 com blocante e pontas de eixo DePauli

SUSPENSÃO: Dianteira com amortecedores Summit Racing e Traseira Four-Link by Kika Drag Racing com amortecedores Summit

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