Início ENTREVISTA Bielas AFP Racing

Bielas AFP Racing

COMPARTILHAR



Bielas AFP Racing

Com um recente lançamento, mas já com um grande repercussão positiva, as bielas AFP Racing, vêm reforçar a qualidade e a competência das marcas brasileiras em desenvolverem produtos em altos patamares de construção, tecnologia e resistência que antes era encontrado apenas em equipamentos importados, muitas vezes de altíssimo custo.

Conversamos com Fernando Premoli, responsável pela AFP Racing e o empresário já ressalta, que novidades estão por vir, com a mesma consistência e credibilidade empregada pela empresa em seus demais produtos.

RACEMASTER: Sempre dedicado à fabricação dos pistões, como surgiu a ideia de lançar um produto completamente diferente dentro da sua linha de produção?

FERNANDO PREMOLI: Na verdade a ideia surgiu há 10 anos analisando a carência de bielas de qualidade e com o intuito de poder fornecer uma solução completa da parte de baixo do motor tanto para o mercado nacional quanto para o mercado internacional de alta performance. E lá se foram anos de pesquisa e desenvolvimento até conseguir colocar hoje um produto de qualidade internacional no mercado.

RM: Dos pontos fortes do produto, quais os principais que você destaca em relação às Bielas AFP Racing?

FP: As bielas AFP são produzidas em aço forjado SAE 4340 certificado e temperado. São vendidas junto com parafusos ARP2000. As bielas recebem também um tratamento de Shot Peening que garante uma melhor resistência e um acabamento mais sofisticado. Têm um controle rigoroso de qualidade desde a chegada da matéria prima até o produto finalizado, passando pelo mais exigente padrão de qualidade, produzidas em CNC de última geração e equipamentos de processo e de medição com controle tridimensional e tudo o que é necessário para garantir o mais alto padrão de qualidade de toda a linha AFP Racing Components. Outro ponto importante é que nossas bielas vêm gravado o número de biela por cilindro e o código de fabricação para uma melhor rastreabilidade do produto e montagem sem precisar marcar as peças.

RM: Para quantos cavalos ela foi projetada e qual material é usado na construção?

FP: Este primeiro modelo de bielas foram projetadas para usar parafusos 3/8 por isso recomendamos o uso em motores de até 800hp. Pretendemos em breve estar lançando bielas para 1500hp para linha Volkswagen e também para outras marcas, modelos e categorias tanto para motores turbo ou aspirados.

RM: Existe alguma recomendação especial, instrução na montagem que deva ser destacado?

FP: Nossas bielas, como também acontece nos pistões, vão acompanhados por uma instrução de montagem com todos os cuidados que devem ser levados em consideração. Uso de graxa especial para o aperto dos parafusos, cuidados especiais com o estiramento do mesmo. Uso de ferramentas e de medição e montagem especificas para alta performance.

RM: Já existe projeto ou previsão para lançamento para novos modelos e motores?

FP: Sim, temos em mente ir ampliando a linha de bielas, da mesma maneira que foi feito com os pistões que hoje fabricamos praticamente qualquer pistão, mas isso é um processo lento. Esperamos conseguir ser uma solução em bielas para qualquer que seja a necessidade do cliente.

DEIXE UMA RESPOSTA