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Chevy 500 Turbo

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Surpreenda-se!

7s4 em 201, motor original, carburado e kit turbo básico. Quem não gostaria de ter um destes?

Dificilmente encontramos um ponto de equilíbrio. Às vezes temos muita potência aliada a constantes quebras, ou muita manutenção e poucas opções de peças e assim seguimos a sofrida vida em alcançar a plena satisfação a bordo do nosso amado carro preparado.

Isso não acontece com esta Chevy 500 turbo, que desde quando invadiu a garagem da família Jasper, já um futuro bem objetivo. Ter a melhor performance, com um kit turbo básico.

O carro pertence à Andrey Jasper Filho, de Curitiba/PR, mecânico preparador no galpão da família, a Jasper Motor Garage, e impressiona muito pelo excelente estado de conservação. Com ano de fabricação 1995, hoje aproximadamente 22 anos nas ruas, permanece impecável, nova como de fábrica.

Mantendo o padrão “Drag Race” da família Jasper, em pouco tempo o carro foi turbinado e invadiu o Autódromo Internacional de Curitiba, para acelerar pela categoria Desafio 13,5.

“A preocupação sempre foi ter um carro funcional, que andasse bem e que não nos desse dor de cabeça, por isso optamos pelo básico.” Comenta Andrey.

A combinação do resistente motor 1.6 original da Chevy, um carburador 2E e um kit turbo básico surpreendeu quando ganhou as pistas por ser um carro leve e com potência equilibrada, onde há o aproveitamento de todo o rendimento gerado pelo surpreendente motor Chevrolet.

Além do motor, nada mais sofreu alterações, inclusive câmbio e diferencial. A suspensão original também foi mantida original e o carro alcançou impressionantes 12s6 em 402m e 8s3 em 201m.

Nada mal, quando comparamos a carros exclusivos de pista com muito mais investimento, onde foram necessários anos de desenvolvimento para atingir e superar esta meta.

O kit turbo instalado, é Beep Turbo de prateleira, sem nada de especial, apenas banho cerâmico no coletor de escapamento que ajuda a controlar temperatura no cofre, não dissipando o calor gerado pelos gases do escape.

O carburador 2E bem afinado pela Jasper Motor Garage alimentado por uma bomba de Mercedez de 12bar para que não haja falta de combustível e mantenha a cuba sempre cheia. Na ignição, uma bobina do Gol Mi, garante centelhas mais poderosas para a queima da mistura ar/etanol.

Com um carro constante, acelerando forte e saudável, chegou a hora de arriscar. Durante uma prova de 201m no Autódromo, o carro recebeu pneus Slick, os mesmos usados na categoria Dianteira Turbo-A, com medidas 24,5×8 aro 15.

Apenas com a troca dos pneus foi possível baixar quase um segundo. Dos 8s3 que o carro virava constantemente, veio a surpresa quando o placar apontou 7s4. Tempo ainda melhor, quando foram trocado apenas os pneus traseiros, o acerto e os 1,8 bar de pressão de turbo foram mantidos.

O tempo de pista melhorou muito, mas comprometeu a integridade do conjunto. Com a tração mais eficiente com o pneu slick, as pontas de eixo não aguentaram por muito tempo, sendo o único componente substituído em toda transmissão.

Desenvolvida pela De Pauli Race Cars, depois da substituição os problemas acabaram e a Chevy voltou a brilhar nas pistas sem incômodo para a equipe.

 

 

Perguntando se algo ainda será melhorado, o chefe da equipe Andrey Jasper, o Pai, é bem enfático. “Nosso objetivo é curtir o carro, acredito que ele tenha chegado a um equilíbrio onde nos divertimos muito. Qualquer alteração para melhorar tempo ou ganhar mais potência irá resultar em quebras, substituição por peças mais resistentes e a intenção não é essa. Queríamos e conseguimos um carro legal, que não nos incomoda e ainda faz bonito na pista”. Finaliza.

 

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